1º ciclo: Bacharelado Interdisciplinar (3 anos): é o espaço de formação universitária onde um conjunto importante de competências, habilidades e atitudes, transversais às competências técnicas, aliada a uma formação geral com fortes bases conceituais, éticas e culturais assumem a centralidade nas preocupações acadêmicas dos programas.

2º ciclo: estará dedicado à em áreas específicas do conhecimento, dando uma formação profissional. Por exemplo: Bacharelados específicos, como Química ou Matemática (+1 ano) ou Engenharias (+2 anos). Não há vestibular para o 2o. ciclo. Há editais específicos em cada universidade, que oferecem o 2o. ciclo, para a passagem do 1o. ao 2o. ciclo. Diversas IFES que faça o 1o. ciclo em uma universidade e o 2o. ciclo em outra.

3º ciclo: O terceiro ciclo compreende a pós-graduação stricto senso (acadêmica), que poderá contar com alunos egressos do Bacharelado Interdisciplinar. Após terminar o 1o. ciclo, o aluno pode ir diretamente ao 3o. ciclo. Cada programa pós-graduação tem regras próprias de ingresso que o aluno deve consultar. Em geral, o aluno deve ter diploma de curso superior com aderência ao programa e, normalmente, há processo de ingresso próprio com análise de currículo e prova.