Os Bacharelados Interdisciplinares e similares caracterizam-se por:

  1. formação acadêmica geral alicerçada em teorias, metodologias e práticas que fundamentam os processos de produção científica, tecnológica, artística, social e cultural;
  2. formação baseada na interdisciplinaridade e no diálogo entre as áreas de conhecimento e os componentes curriculares;
  3. trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular;
  4. foco nas dinâmicas de inovação científica, tecnológica, artística, social e cultural, associadas ao caráter interdisciplinar dos desafios e avanços do conhecimento;
  5. permanente revisão das práticas educativas tendo em vista o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos;
  6. prática integrada da pesquisa e extensão articuladas ao currículo;
  7. nova Tabela de Áreas do Conhecimento. Comissão Especial de Estudos
  8. vivência nas áreas artística, humanística, científica e tecnológica;
  9. mobilidade acadêmica e intercâmbio interinstitucional;
  10. reconhecimento, validação e certificação de conhecimentos, competências e habilidades adquiridas em outras formações ou contextos;
    estímulo à iniciativa individual, à capacidade de pensamento crítico, à autonomia intelectual, ao espírito inventivo, inovador e empreendedor;
  11. valorização do trabalho em equipe.